domingo, dezembro 25, 2011

A miúda do teledisco (1)

A miúda do teledisco de Last Christmas, dos Wham, chama-se Kathy Hill e foi escolhida após um casting intensivo que procurava uma mocinha com aspeto mais velho do que o George Michael. Sinceramente, no teledisco, não dá para ver essa diferença de idades, mas, na realidade, Kathy filmou o vídeo com 29 anos, enquanto que George tinha apenas 21.
A história da coisa é por demais sabida: os dois têm uma relação no Natal anterior, altura em que George Michael lhe oferece o seu coração, metaforicamente concretizado num broche muito bonito; um ano depois, encontram-se numa estância de inverno (o teledisco foi filmado na Suiça), cada um com o seu respetivo mais-que-tudo, fazendo parte de um grupo de amigos alargado; Andrew Ridgeley é o atual namorado de Kathy e traz na lapela o broche que George tinha dado à menina um ano antes. Não se faz. Por entre olhares e memórias, conseguimos perceber que ainda há ali um sentimento qualquer entre os dois.

Kathy Hill era uma modelo de anúncios publicitários e assim continuou ao longo da sua vida, tendo Last Christmas dado um impulso inestimável à sua carreira. Atualmente com 55 anos - eu diria, os 55 anos mais conservadinhos que vi até hoje - Kathy aproveita o facto de o mercado procurar fifty plus com regularidade. Podemos ver alguns dos seus ensaios aqui e aqui. E um anúncio televisivo aqui, em que apreciamos Kathy Hill em todo o seu esplendor.
Voltando ao teledisco, foi através de uma entrevista de Kathy Hill a um site alemão, (e graças ao tradutor do google chrome), que consegui saber algumas curiosidades sobre aquele que é talvez o mais popular video pop de Natal do mundo. Por exemplo, o broche que passa para a lapela de Andrew Ridgeley era uma joia que pertencia à sua avó e que foi a certa altura perdida nas filmagens, fazendo assim movimentar meio mundo na procura do objeto. Acabaram por encontrá-lo no casaco de Kathy, dentro de uma mala, facto que a fez morrer de vergonha.
Supostamente, e segundo o diretor do hotel onde ficaram hospedados, George e Andrew não queriam ser fotografados juntos, tendo mesmo ficado hospedados em quartos bem longe um do outro. O entrevistador pergunta a Kathy se sentiu, na altura, alguma tensão entre os dois - lembre-se que os Wham se separariam dois anos depois - ao que ela respondeu que não, que os dois se portavam como amigos de escola, Andrew mais divertido e expansivo, e George mais perfecionista e concentrado no trabalho.

7 comentários:

*** disse...

Ai as pragas que eu lançei à Kathy,pá,cada vez que via este teledisco!! (E nao foram poucas, tu sabes);)

tarzanboy disse...

Mas olha, fica-te a consolação que nem ela, nem nenhuma outra mulher, acabou por ficar com ele :)

*** disse...

Ao menos isso!! Não é pra mim, não é pra mais nenhuma! lololol

memyselfandi disse...

Feliz Natal!

tarzanboy disse...

Feliz Natal, memyselfandi.

Jorge Guimarães Silva disse...

E foi desfeita a curiosidade de muita gente.

tarzanboy disse...

É isso, Jorge. Abraço.