domingo, fevereiro 28, 2010

John Waite

Every time I think of you, I always catch my breath

Em primeiro lugar, sinto que é importante esclarecer que o nome deste senhor, que toca em Portugal na próxima semana, não é John Wait, nem John Waits, nem John Waites. Apenas JohnWaite. Podia agora fazer aqui uma piada com a mãe dele ao barulho ("John, Wait! esqueceste-te da lista das compras!!!) mas não me apetece (até porque a piada correria o risco de ser muito má).

Nascido a 4 de Julho (nada a ver com o filme) de 1955, John Charles Waite (João Carlos para os fãs portugueses) é um inglês de gema radicado na Califórnia que teve a sua primeira experiência em palco aos dez anos, quando vocalista da banda do irmão mais velho decidiu não aparecer a um concerto.

Frequentou o curso de artes gráficas (a sua grande ambição era tornar-se ilustrador de livors infantis) ao mesmo tempo que tocava em várias bandas de garagem. Chegou mesmo a ir para os Estados Unidos tocar numa banda punk chamada The Boys, em cujo álbum John Waite surgia sob a designação de Honest John Plain.

O seu primeiro projecto de maior envergadura vai chamar-se The Babys (é mesmo assim, apesar do erro gramatical), um caso singular de banda que conseguiu o seu contrato musical, não com uma demo, como normalmente acontecia, mas com um teledisco. A razão foi simples: eles tinham um aspecto tão limpinho para a época que a companhia discográfica não acreditou que fossem eles a tocar as músicas da demo. Os Babys, com Waite a assegurar a voz e o baixo, tiveram sucesso moderado, tendo gravado cinco álbuns, o último dos quais em 1980.

O seu primeiro álbum a solo, Ignition, surge em 1982. A partir de então, e até ao presente, já lá vão nove álbuns de estúdio, um resgisto ao vivo e uma compilação. Uma canção emerge da sua carreira a solo: Missing You. Faz parte do segundo álbum, No Brakes (1984), e foi o seu maior - eu diria, único - sucesso a solo à escala mundial. Na tabela de singles americana, destronou What Love's Got To Do With It, de Tina Turner, a mesma que haveria de gravar uma versão de Missing You na década de 90...

Em 1988, John Waite informa a editora que quer abandonar a carreira a solo e pretende fundar uma banda. Junta-se a alguns ex-elementos dos The Babys, entre outros, e surgem assim os Bad English, banda que, em quatro anos, lança dois álbuns, o primeiro dos quais contendo a balada que os colocaria no mapa: When I See You Smile.

Após a dissolução dos Bad English, em 1992, Waite voltou à sua carreira a solo. Em 2006, regravou Missing You em dueto com Alison Krauss e no ano seguinte lançou o último álbum até ao presente. Chama-se Dowtown: Journey of a Heart. Chega agora a Portugal e prepara-se certamente para revisitar Missing You, When I See You Smile e... algumas canções que me tenham escapado assim de repente.

Sem comentários: