segunda-feira, fevereiro 15, 2010

TARZANBOY (39)

A música sempre foi uma das minhas paixões, desde muito novo, talvez apenas igualada pelo gosto de escrever. A conjugação destes dois factores levou-me, em 2 de Novembro de 2003, a criar um blogue sobre a música dos anos 80, uma década fundamental na minha vida. Fundamental porque foi durante esta década que me aconteceram várias coisas pela primeira vez:
1. dei o primeiro beijo na boca a uma rapariga (e ambos gostámos);
2. assisti ao meu primeiro concerto ao vivo (dos Xutos & Pontapés, no Teatro Universitário do Porto);
3. tirei a minha primeira negativa num teste (foi a Educação Visual, e naquela altura chamavam-se "pontos");
4. apanhei a minha primeira bebedeira (naturalmente, não me lembro em que contexto);
5. experimentei o meu primeiro cigarro (sem querer voltar a repetir a experiência);
6. comprei o primeiro disco de vinil com o meu dinheiro (o "Cerco", dos Xutos & Pontapés);
Outras coisas aconteceram pela primeira vez, durante esta década, mas não há espaço aqui para as descrever.
Escolhi o nickname "tarzanboy" para assinar os textos do blogue porque precisava de um nome que me identificasse com a década. Não é que eu seja um fã especial do euro-disco, mas o título da música de Baltimora pareceu-me uma boa opção. Havia também a hipótese de "mirror man" (da música dos Human League) ou "the boy with the thorn in his side" (dos Smiths). Acabei por escolher aquele que meu veio logo à cabeça.
Através deste blogue, a que dei o nome de Queridos Anos 80, pretendi partilhar memórias e documentos relacionados com a música com a qual cresci. Para além disso, pude recuperar sons perdidos e até conhecer coisas que, na altura, me passaram ao lado.
Finalmente, o Queridos Anos 80 deu-me a oportunidade de conhecer pessoas com gostos muito parecidos com os meus. Umas apenas virtualmente, outras mesmo pessoalmente. O meu muito obrigado a elas, por se terem cruzado comigo.
Este artigo parece um artigo de despedida, mas não é. É só porque hoje faço 39 anos. Parabéns, tarzanboy!

Sem comentários: