quarta-feira, junho 18, 2008

Depeche Mode 101 Live @ Rose Bowl - 20 anos

Como a Sara (obrigado pela lembrança!) muito bem referiu, na chat box, o concerto que os Depeche Mode deram no Pasadena Rose Bowl, em 18 de Junho de 1988, é um concerto mítico. Um fã dos Depeche Mode percebe o que quero dizer. Este concerto, sobre o qual passam hoje 20 anos, pertence à galeria dos grandes concertos da história da música. Ali se percebe como a música pode ser religião. 101 foi isso mesmo: o centésimo-primeiro concerto dos Depeche Mode da digressão que então promovia, na América, o álbum Music For The Masses.

É engraçado constatar como a história destes 20 anos em que este concerto acompanhou a minha vida é também a história resumida da evolução dos formatos áudio. Em finais da década de 80, o vinil de 101 passou pelas minhas mãos. Gravei-o numa cassete Maxell, mas, mais tarde, adquiri a cassete original que rodou vezes sem conta, lá na aldeia, durante o verão, no leitor de cassetes do velhinho Citroën Visa dos meus pais. Depois, já na década de 90, comprei o CD e a cassete de vídeo. Já no século XXI, ofereceram-me o DVD.

A versão é vídeo é também um documentário que acompanha as aventuras de um grupo de fãs que tinham ganho, num passatempo, a oportunidade de irem em digressão com os Depeche Mode. Ficou-me na memória a cena em que os membros da banda entram no autocarro dos fãs e os vão acordar à cama... Imperdível!

Sem comentários: