quinta-feira, agosto 05, 2010

PETE BURNS (51)


You Spin Me Round (Like A Record) é provavelmemente a canção mais dançável dos anos 80. É daquelas músicas que se entranham no nosso corpo, nos fazem dar um apressado gole na vodka e nos projectam violentamente para a pista de dança. Não sei se Pete Burns e os seus Dead Or Alive alguma vez pensaram que iriam ajudar a criar um ícone pop tão consistente, mas os senhores Stock, Aitken e Waterman devem ter fisgado a coisa logo desde o início. Este foi o primeiro número um da carreira deste trio de produtores que haveria de trabalhar com gente como as Bananarama, Rick Astley ou Kylie Minogue.


Pete Burns completa hoje 51 anos. Gostaria de dizer que ele (?) está bem conservado, mas é-me impossível. Para isso, tinha de ter termo de comparação, e não há comparação possível entre o vocalista dos Dead Or Alive, dos anos 80, e a pessoa em que Pete Burns se transformou (como, de resto, podemos constatar nas fotos). Em 2006, Burns tornou-se numa das personalidades mais polémicas do Reino Unido, depois de ter participado no Big Brother das celebridades, no qual deu largas ao seu feitio exasperante, à sua linguagem pouco recomendável e às suas excentricidades. Ganhou fãs e críticos, como se seria de esperar. Uma espécie de José Castelo Branco lá do sítio.

Não há muito mais para dizer sobre a carreira musical de Pete Burns, para além do que foi escrito neste texto, já lá vão quase sete anos. Em 2003, saiu um greatest hits do grupo, intitulado Evolution, por certo uma referência também à evolução física de Burns, potenciada por mil e uma operações plásticas.

A propósito desta transformação progressiva de Burns, é curioso notar que ele esteve mais de vinte anos casado com... uma mulher. Chamava-se Lynne Corlett e era cabeleireira. Ela dizia: "No início os meus pais pensavam que o Pete era apenas um amigo gay que eu tinha. Achavam-no muito carinhoso e simpático. Não gostaram quando descobriram que a nossa relação era séria. O meu pai sempre desejara um genro com o qual pudesse ir ao futebol". Divorciaram-se em 2006 e em Julho de 2007, Burns voltou a casar, com a diferença de agora estar no papel de noiva. Uma outra perspectiva. Parabéns, Pete!

Sem comentários: