segunda-feira, julho 09, 2012

MARC ALMOND (55)

Marc Almond é um homem de sorte. Em 1994, foi hospitalizado devido ao consumo de drogas. Dez anos depois, em outubro de 2004, sofreu um quase fatal acidente de mota. Apesar de ter deixado o hospital três semanas depois do acidente, o cantor passou os anos seguintes na mesa de operações e em terapia contra stresse pós-traumático. Em fevereiro de 2008, cancelou uma vinda à Casa da Música, precisamente por razões de saúde.

Esta introdução mais ou menos sombria serve para dizer que a perda de Marc Almond seria uma grande... perda. Um homem que, ao lado de David Ball, nos deu uma magnífica versão de Tainted Love e canções como Say Hello Wave Goodbye, Torch ou What!, entre outras, é uma personalidade incontornável da synth-pop dos anos 80. Quando os Soft Cell acabaram, em 1984, Almond iniciou uma carreira a solo que haveria de se estender até ao presente. Nos anos 80, destaque para as canções Stories of Johnny e Tears Run Rings. Para encerrar a década em beleza, recuperou Gene Pitney, ao lado do qual gravou uma versão de Something's Gotten Hold Of My Heart.

Quanto aos Soft Cell, voltaram à actividade em 2001, tendo gravado o álbum Cruelty Without Beauty (2002), que deu origem a uma digressão europeia.

Marc Almond voltou em força aos palcos em 2007, ano em que lançou o álbum Stardom Road, um registo de covers. EM 2010, Almond editou o seu primeiro álbum de originais a solo em quase dez anos. Chama-se Varieté. O cantor comemora hoje 55 anos. Parabéns, Marc!

Sem comentários: