sexta-feira, julho 07, 2006

Blue In Heaven

Here they come down the street, with big heads and little feet



Os Blue In Heaven são uma daquelas bandas um tanto ou quanto obscuras que passaram pela minha adolescência e contribuiram para o meu "crescimento" musical. Não construiram um percurso particularmente brilhante em termos comerciais, por isso encaixou-lhes bem o rótulo de "banda de culto" na Irlanda, país de onde eram originários.

O grupo formou-se em 1982 e era constituído por Shane O'Neill (voz, guitarra e teclas), Dave Clarke (bateria), Declan Jones (baixo) e Eamonn Tynan (guitarra e teclas). Editaram All The God's Men, o primeiro LP, em 1985, produzido pelo enorme Martin Hannett (Joy Division, New Order,...), e logo viram o seu som comparado ao dos Joy Division. A vocalização de Shane O'Neill e o relevo que a música dos BIH dava à viola-baixo ajudaram à comparação.

Em 1986 editaram o segundo e último álbum, de nome Explicit Material, do qual fez parte o single I Just Wanna. A popularidade do grupo aumentou graças às digressões realizadas com bandas como os The Chameleons, Echo & the Bunnymen, e The Damned.

Antes de acabarem, em 1989, ainda editaram um EP intitulado Rock 'n' Roll R.I.P..

O meu fascínio pelos Blue In Heaven está ligado a duas músicas do primeiro álbum, que andam perdidas numa cassete que, espero, ainda consiga encontrar nos arrumos em razoável estado de conservação. Chamam-se Sometimes e The Big Beat. O Record Robot disponibiliza-as em formato MPEG Audio Layer III (o Mário Soares gostou da sigla). Vão até lá e depois digam qualquer coisa.

Sem comentários: