quinta-feira, fevereiro 02, 2006

THIS CHARMING MAN - Esclarecimento

Também eu fiquei estupefacto quando, ao chegar a casa há cerca de uma hora, reparei no "salto" significativo que o Bryan Ferry deu na votação. Desde já, quero deixar aqui bem claro que deste lado não há qualquer responsabilidade pelo facto. Eu acho que nem devia precisar de dizer isto, mas mesmo assim digo e está dito.

A primeira coisa que me passou pela cabeça foi a de um clube de fãs do Bryan Ferry ter-se posto em campo. Por isso, fui ver a origem das visitas ao Queridos Anos 80, que, aliás, todos vocês podem ver se clicarem lá em baixo naquele número (138 mil e tal...) que está na coluna da direita, logo por baixo do "Avalia-me!". Se clicarem lá, têm acesso às estatísticas das visitas do Sitemeter e, em "Referrals" podem ver de onde vêm os visitantes deste blogue. Acontece que lá não existe qualquer referência a site do Bryan Ferry ou de clube de fãs do cantor, ao contrário do que acontece com os Duran Duran e os The Cure, de quem podemos visitar os foruns e sites para onde foram enviados apelos ao voto.

Por cada voto que é dado, recebo um email com a hora, o IP e o respectivo voto, por isso pus-me a analisar voto a voto. Sim, depois de um dia de trabalho, podem crer que é dose! E então reparei que houve durante o dia de hoje três momentos de votação massiva no Bryan Ferry. Mais concretamente:

Entre as 10:59 e 11:19 (20 mins.) houve 25 votos.
Entre as 12.43 e as 13.59 (cerca de 1 hora e 15 mins.) houve 71 votos.
Entre as 14.45 e as 15.27 (cerca de 45 mins.) houve 40 votos.


Há casos de 2 votos no mesmo minuto, chegando a existir situações de 3 votos no mesmo minuto. Em relação aos IP's, todos os votos têm um IP diferente, porque só assim é que o voto é considerado. No entanto, reparei que, nalguns casos, apenas o último dígito do IP diferia. Não sei se isso quer significar alguma coisa. De qualquer modo, este caso de mudança do último dígito aconteceu, se bem me lembro apenas duas vezes.

Depois das 15:27, e até este momento, 19:24 registaram-se... 3 votos!

Bem, eu não sei o que dizer perante isto. Digam-me vocês. Eu sei que existem "bots" que podem desempenhar uma série de acções automaticamente. Não sei se podem ser utilizados neste tipo de coisas, mas acho difícil. Também acho difícil que se consiga "convocar" tanta gente, provavelmente no trabalho (já que não estou a ver os miúdos na escola a votar Bryan Ferry) e em tão pouco tempo conseguir uma votação massiva destas. Olhem, digam o que acham, principalmente os mais entendidos nestas coisas da informática.

Ou então, se alguém detém informação concreta e real sobre o que aconteceu, faça o favor de se chegar à frente e esclarecer aqui o pessoal.

PS 1 - Já agora, ao analisar os e-mails com as votações, reparei que há muita gente a votar em 2 e em 3 ao mesmo tempo. Não sei que tipo de efeito isso tem, uma vez que a sondagem está configurada para apenas se poder votar em um item de cada vez.

PS 2 - Ao visitar os vários foruns dos Duran Duran e dos The Cure em que foram colocados apelos à votação, reparei que muita gente diz que prefere votar em Bono ou Bryan Ferry (para além dos que reconhecem que fazem batota, votando mais do que uma vez...)

Sem comentários: