domingo, outubro 02, 2005

Lloyd Cole, Ermesinde, 1 de Outubro de 2005



E lá fui eu ver, mais uma vez, Lloyd Cole ao vivo (obrigado, Astronauta). Desta vez foi num espaço muito engraçado, em Ermesinde, no Parque Urbano Dr. Fernando Melo (isto não é campanha eleitoral, é mesmo o nome do parque). Ver Lloyd Cole ao vivo não é propriamente uma novidade, já que este rapaz tem-nos visitado assiduamente ao longo da sua carreira, primeiro com os Commotions, depois a solo. Nós não nos importamos nadinha.

O alinhamento foi semelhante àquele que, há um bom par de anos, Lloyd Cole cantou no Hard Club, em V.N.Gaia, ou seja, tudo quanto é/foi êxito na sua carreira de mais de 20 anos teve lugar nesta actuação. O concerto abriu com Are You Ready To Be Heartbroken e fechou com Forest Fire. Pelo meio houve Chelsea Hotel, a canção de Leonard Cohen que Lloyd gravou para o tributo I'm Your Fan. Num estilo muito sóbrio, com uma voz irrepreensível que chega a emocionar, acompanhada da fiel guitarra acústica, Lloyd Cole foi desfilando canções, e falando aqui e ali com as pessoas que lotavam o pequeno anfiteatro junto ao lago. Como podem ver pela foto, o palco ficou mesmo colado à água, emprestando um efeito lindíssimo à actuação.

Lloyd Cole é um tipo simples. E é também por isso que se gosta da sua música. Ali não há nada de artificial, de presunçoso. O homem é capaz de conseguir o falsete mais arrepiante da noite e logo a seguir de parar a música porque se enganou na nota, sorrir para o público e prosseguir como se nada tivesse acontecido.

No final disse: "Vocês sabem que o camarim fica um bocado longe, por isso não faz sentido eu sair agora, andar este caminho todo para ir ao camarim e voltar para tocar mais uma música. O melhor é tocar a música agora". E veio Forest Fire. Para terminar da melhor maneira que era possível imaginar.

Sem comentários: