quarta-feira, maio 18, 2005

Ícones do Festival (2) - JOHNNY LOGAN



Continuando a saga pelos ícones do Festival da Canção, impunha-se falar do rapaz com nome de uísque. Não sei se por detrás deste nome artístico estará um mais ou menos mal disfarçado contrato publicitário ou se a imaginação do rapaz não deu para mais. Uma coisa é certa: Seán Patrick Michael Sherrard escolheu Johnny Logan para singrar na música (e sangrar os nossos ouvidos) e não há volta a dar.

Talvez estejamos perante o artista mais premiado dos festivais da eurovisão. Festivaladas é com ele: ganhou em 1980, interpretando a canção What's Another Year. Voltou a ganhar em 1987, cantando o famoso e xaroposo Hold Me Now. Como não há duas sem três, ganhou mais uma vez, desta vez como compositor, em 1992, com a canção Why Me, interpretada por uma tal Linda Martin. Teve ainda um segundo lugar, em 1984, como compositor para a mesma cantora.

Nos anos em que venceu como intérprete, as representações portuguesas estiveram a cargo de José Cid (7º lugar, com Um Grande, Grande Amor, em 1980) e os Nevada (18º lugar, com Neste Barco À Vela, em 1987)



Todo este sucesso foi obtido em nome da Irlanda, país para onde foi viver aos 3 anos de idade, uma vez que nasceu na Austrália, fez na passada semana (13 de Maio), 51 anos. O seu pai era um famoso tenor irlandês que chegou a cantar na Casa Branca, perante vários presidentes americanos. O pequeno Johhny começou a compor aos 13 anos, enquanto acompanhava o pai nas suas digressões.

Actualmente, Johnny Logan tem-se dedicado a participações televisivas em várias tvs europeias. Em 2004 e 2005 participou no festival da canção da Holanda como compositor. O bichinho dos festivais, pelos vistos, continua lá. Por mim tudo bem, desde que o bicharoco não venha cá para fora.

Sem comentários: