quarta-feira, outubro 13, 2004

THEN JERICO

I was taken by suprise I was shattered by your eyes



Numa das minhas deambulações pela Net, encontrei um site dedicado aos Then Jerico, que data de 1998. O autor apresenta o site da seguinte forma:

"Esta página é dedicada à melhor banda ao vivo deste planeta, Then Jerico. Conta a história do grupo e a história de como Mark Shaw enfrentou a adversidade sozinho para salvar a face da música britânica. A todos vós, pecadores, que adoram o deus da música electrónica inclinem-se perante ele pois Mark fez renascer das cinzas o espírito dos Then Jerico e está pronto para vos dar um pontapé no rabo e fazer sangrar os vossos tímpanos."

Bom, descontando o natural grau de alcoolémia que o autor devia ter no sangue, este texto revela o quão importantes os Then Jerico chegaram a ser... nem que seja para uma pessoa. Eu não iria tão longe, mas naturalmente não posso deixar passar em branco a existência de um álbum magnífico chamado The Big Area. Este álbum chegou um dia às minhas mãos, em finais da década de 80, e posso dizer que me influenciou ao ponto de me pôr a cantar horas a fio, fechado no quarto, os temas Sugar Box e The Big Area.

Os Then Jerico surgiram em 1985 e os seus elementos davam pelo nome de Mark Shaw (voz, nome verdadeiro: Mark Robert Tiplady), Jasper Stainthorpe (baixo), Steve Wren (bateria), e Scott Taylor (guitarra). Após a edição de alguns singles e um EP que apenas tiveram sucesso nas pistas de dança britânicas, surgiu o primeiro êxito à escala mundial com a canção The Motive. Este single "encarregou-se" de os internacionalizar e ao mesmo tempo abriu caminho ao primeiro álbum, cujo título haveria de ser precisamente... First (The Sound Of Music)(1987) (nada a ver com o famoso filme da Julie Andrews, ok?).

Em seguida a banda recrutou um segundo guitarrista, de nome Rob Downes, que viria a tempo de gravar o segundo álbum, o famoso The Big Area (1989). Este álbum levá-los-ia ao ponto mais alto da sua curta carreira. Contou com as participações vocais de Belinda Carlisle, Nick Beggs (Kajagoogoo) e Jimmy Helms. O maior trunfo dos Then Jerico, segundo rezam as crónicas, eram as suas prestações ao vivo, não sendo de admirar o estrondoso sucesso da digressão mundial que se seguiu a The Big Area.

Estranho não foi, também, o facto de os Then Jerico terem acabado pouco tempo depois de terem atingido o pico de popularidade, cenário tão recorrente nos anos 80. Dois dos seus elementos casaram-se e Mark Shaw resolveu continuar a sua carreira sob a designação de Shaw etc. (o etc. faz mesmo parte do nome do projecto!). O álbum Almost não lhe trouxe o desejado sucesso e, talvez por isso, em 1997, decidiu recuperar a designação Then Jerico, agora integrando o ex-teclista dos Simple Minds Mick McNeil e o Duran Duran Andy Taylor. O site a que fiz referência no início deste post anuncia esta autêntica ressurreição do grupo em 1998 através de um álbum estranhamente intitulado Orgasmophobia (não façam perguntas...)

Para quem quer conhecer a força ao vivo dos TJ, existe um álbum ao vivo intitulado Alive And Exposed (1992).

Sem comentários: