quinta-feira, outubro 31, 2013

JOHNNY MARR (50)

Um hipotético top 5 dos mais geniais músicos dos anos 80 não pode deixar de incluir Johnny Marr, que faz hoje 50 anos.
Em 1982, fundou com Morrissey os The Smiths, banda da qual foi compositor e guitarrista. Desde o primeiro álbum homónimo (1984) até aos último, Strangeways Here We Come (1987) os The Smiths “educaram” toda uma geração de adolescentes urbanos aborrecidos com o mundo em geral e com o seu umbigo em particular.
Depois dos The Smiths, e durante dois anos, Johnny Marr trabalhou com Bryan Ferry, Talking Heads, The The, Kirsty MacColl, Pretenders e Pet Shop Boys, até formar, em 1989, os Electronic, com Bernard Sumner (New Order).
Em 2000 apareceram os Johnny Marr & The Healers, que editaram em 2002 o álbum Boomslang, mas as coisas não evoluíram. Depois fez parte dos Modest Mouse, quem gravou dois álbuns. Depois, fez parte dos The Cribs. Este ano de 2013 viu, finalmente, o tão esperado primeiro álbum a solo: chama-se The Messenger.
Em Abril de 2001 foi incluído pelo Channel 4 na listagem dos 10 maiores guitarristas de sempre ao lado de nomes como Jimmy Page, Eric Clapton e Jimi Hendrix. Bem merecido! Parabéns, Mr. Marr!

Sem comentários: