quarta-feira, agosto 11, 2004

DOUBLE

It was way past midnight and she still couldn't fall asleep



A música The Captain Of Her Heart motivou-me a vasculhar a net em busca do passado, do presente e, quem sabe, futuro dos Double. Foi com surpresa que constatei que futuro não haverá mais para este grupo oriundo da Suiça, pois um dos seus fundadores, Felix Haug (na foto é o da esquerda), morreu de ataque cardíaco no dia 1 de Maio deste ano. Tinha 52 anos.

Kurt Maloo e Felix Haug foram os fundadores dos Double. O primeiro era vocalista e guitarrista e o segundo baterista e teclista. Ambos tinham já um percurso sólido na música durante os anos 70, que envolveu, no caso de Maloo, a criação de uma banda de música experimental e uma curta carreira a solo, e no caso de Haug, na participação em Solid Pleasure dos Yello.

Nos seus primórdios, os Double chamavam-se Ping Pong e eram um grupo de tendências jazzísticas. Participaram em vários festivais de jazz europeus, incluindo o de Montreux, e chegaram a gravar algumas músicas com o guitarrista Phil Manzanera (Roxy Music).

Em 1983, mudaram o nome para Double e começaram por gravar o single Naningo. No ano seguinte surgiram Rangoon Moon e Woman Of The World, canções que viriam a fazer parte do álbum de estreia, Blue. O seu grande sucesso foi o já referido The Captain Of Her Heart transformando-os numa das muitas one-hit wonders que povoam os anos 80. Aqui estão dois minutinhos.

Antes da extinção do grupo em finais da década, ainda saiu o álbum Dou3le (1987), que produziu os singles Devils Ball e Gliding .

Sem comentários: