quarta-feira, julho 07, 2004

FAIRGROUND ATTRACTION

Too many people take second best But I won't take anything less



Foi numa conversa com colegas de trabalho sobre a vida, os amores e os desamores, que me lembrei do Perfect dos Fairground Attraction, música que apareceu em 1988 e permaneceu durante duas semanas no primeiro lugar do top britânico. Todos nos lembramos da vocalista, do seu chapéu e dos óculos e do teledisco que, salvo o erro, era todo filmado numa barcaça que ia deslizando nas águas calmas de um rio. Perfect ficou para sempre no nosso imaginário colectivo dos anos 80.

Os Fairground Attraction surgiram em 1987 e vinham cheios de boas intenções. Eddi Reader, a vocalista de nacionalidade escocesa, tinha já um percurso sólido de menina-de-coro de artistas como Gang Of Four, Alison Moyet e Eurythmics. A ela juntaram-se o guitarrista e compositor Mark Nevin, o baterista Roy Dodds e Simon Edwards, que, em vez da tradicional guitarra-baixo, tocava violão acústico.



O único álbum do grupo chama-se The First Of A Million Kisses e, para além do universal Perfect, contém a pérola Find My Love. Os Brits Awards de 1989 premiaram o seu estilo pop condimentado de elementos folk/jazz com o prémio para Melhor Álbum e Melhor Single. Nesse mesmo ano, durante o verão, após uma estrondosa digressão pelo Japão, os Fairground Attraction dissolveram o projecto, no que foi mais um episódio visto e revisto em tantos artistas dos anos 80. A editora do grupo lançou ainda uma colectânea de lados-B e canções não editadas sob o título Ay Fond Kiss.

Eddi Reader prosseguiu carreira a solo, mas não lhe conheço qualquer registo de destaque.

Sem comentários: