terça-feira, março 30, 2004

TRACY CHAPMAN

You got a fast car and I got a plan to get us out of here



40 anos é uma idade bonita, Tracy. Parabéns!

Goste-se ou não, Tracy Chapman foi uma personalidade marcante na música dos anos 80. O QA 80 não é fã, mas reconhece o facto. O álbum de estreia da que muitos consideram a "Mafalda Veiga Americana" (bem, não são muitos... na verdade só o QA 80 é que se lembrou desta associação...) foi multi-platina em tudo quanto é cantinho musical por esse mundo fora e deu a conhecer uma talentosa cantora-compositora como havia poucas na altura.

Oriunda de Cleveland, Ohio (EUA), Chapman começou a tocar guitarra ainda criança (haverá algum músico que NÃO tenha começado a tocar o que quer que seja ainda criança?) e, já quando estudava Antropologia e Estudos Africanos na Universidade de Tufts, começou a tocar as suas próprias composições em bares. As suas principais influências eram sorvidas no folk-rock. Portanto, estamos perante alguém que alia uma excelente capacidade melódica à escrita de textos sobre realidades que conhece bem.

Em 1988, editou o tal primeiro LP, Tracy Chapman, que viria a ter um êxito tão estrondoso quanto inesperado. Quem não se lembra de canções como Fast Car, Talkin' About A Revolution e Baby Can I Hold You? Já nos anos 90, os Boyzone fizeram uma versão desta última.

Tudo então se precipitou para Tracy: entrou em digressão com os 10.000 Maniacs, tocou no concerto dós 70 anos de Nelson Mandela e, como cereja no topo do bolo, recebeu, já em 1989, quatro Grammies. Nada mau para uma estreante oriunda de uma working-class family do Ohio.

É claro que o filme que se segue é um deja-vu em muitos casos: o segundo álbum, Crossroads (1989), não chegou nem de perto nem de longe aos calcanhares do primeiro longa-duração. Tanto em termos comerciais, como qualitativos. E, num ápice, Tracy Chapman transformou-se na cantora de culto que ainda é hoje.

Outros álbuns:

Matters Of The Heart (1992)
New Beginning (1995)
Telling Stories (2000)
Collection (2001)
Let It Rain (2002)

Por onde andas tu, Tracy?

Bom, hoje deve tirar o dia para festejar o aniversário. Entretanto está anunciado para Outubro deste ano um novo álbum.

Sem comentários: