quarta-feira, novembro 19, 2003

GAZEBO

Rainy days / Never say goodbye to desire / When we are together



Gazebo é Paul Mazzolini. E pensavam vocês que era um grupo. Nasceu em Beirute (Líbano), em 1960, e é filho de um diplomata italiano e de uma cantora americana. Foi figura de proa do Italo-Disco, movimento musical italiano dos anos 80 que invadiu as pistas de dança, produzindo, na maior parte dos casos, canções de duvidosa qualidade assim a atirar para os carrinhos-de-choque (Exemplos: Scotch, Miko Mission, Den Harrow, Spagna, Silver Pozzoli).
Paul correu os quatro cantos do mundo, aprendeu guitarra clássica em Paris, interessou-se, em Londres, pelo movimento punk, mas foi em Itália que construiu uma carreira dedicada à música electrónica de dança (tal como 1.739.567 outros artistas daquela altura).
Na companhia do seu braço-direito, Pier Luigi Giombini (compositor), iniciou a sua aventura musical com o single Masterpiece, de que não há registo na minha memória. Parece que foi um grande sucesso em Itália em 1982. Alguém tem? Mandem-me um e-mail.
É com a magnífica canção I Like Chopin, que fez parte do álbum homónimo de estreia, que Gazebo atinje o estatuto de super-star. Arrasou a concorrência em Itália e em mais 15 países (Portugal incluído), onde ocupou o 1º lugar dos tops de vendas. Venderam-se cerca de 8 milhões de singles em todo o mundo. É obra.
O segundo álbum, Telephone Mama (1984), marcou uma mudança de estilo na música de Gazebo, mas isso agora já não interessa nada (obrigado, TG).
Na década de 90 Paul Mazzolini criou o seu império musical, criando duas empresas através das quais pôde controlar toda a sua carreira, desde a gravação à distribuição.
Em 2000 saiu o duplo CD de compilação dos seus grandes êxitos, Portrait & Viewpoint.

Gazebo na primeira pessoa:

"Gosto de karting e já corri Fórmula 3. Mas também gosto da natureza e de dar passeios pelo bosque (confidência: Levo sempre comigo o gravador de mini-disc, pois há tantos sons bonitos na floresta!)"

Podia-lhe dar para pior.



Não queria encerrar este assunto sem esclarecer uma questão importantíssima. Mas afinal o que quer dizer GAZEBO??? Segundo os dicionários da Porto Editora, Gazebo é belveder, mirante, varanda ou janela saliente. Agora, o que levou Paul Mazzolini a escolher esta designação artística já não sei!